X sai do Brasil

X sai do Brasil.

A empresa de Elon Musk, a X, anunciou a suspensão de suas operações no Brasil. A empresa afirma que as alegadas ordens de censura do Supremo Tribunal Federal do Brasil, as quais se recusa a cumprir, são a razão para essa decisão.

No início deste ano, o Ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão de várias contas supostamente pertencentes a “militantes digitais” associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo foi acusado de espalhar desinformação sobre membros do Supremo Tribunal Federal(STF).

A X alega que o Ministro Alexandre de Moraes, agindo em segredo, ameaçou um representante legal da empresa com prisão se a X não cumprisse as ordens judiciais. A X compartilhou um documento supostamente assinado por Moraes, afirmando que um mandado de prisão seria emitido contra um funcionário da X e uma multa diária seria imposta.

Entretanto, a empresa afirmou que a decisão de fechar seu escritório no Brasil foi tomada para proteger a segurança de seu pessoal, atribuindo a culpa “exclusivamente” ao Ministro Moraes e suas alegadas exigências “ilegais” de censura e entrega de informações privadas.

Elon Musk, proprietário da X, criticou Alexandre de Moraes como uma “vergonha total para a justiça” e afirmou que as ordens do ministro exigiriam que a X violasse leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais.

O Supremo Tribunal Federal do Brasil se recusou a comentar o assunto, não confirmando nem negando a autenticidade do documento apresentado pela X.

Deixe uma resposta