Vacinas contra o câncer estarão prontas em três anos
Vacinas contra o câncer estarão prontas em três anos, diz cientista russo.
Vasily Lazarev, vice-diretor do Centro Científico e Clínico Federal Lopukhin de Medicina Física e Química na Rússia, afirma que as vacinas contra o câncer poderiam estar prontas para uso nos próximos 2-3 anos, se houver apoio financeiro adequado e mudanças regulatórias.
Lazarev declarou que os principais obstáculos restantes são de natureza regulatória, e não médica ou tecnológica. Ele disse que as alterações para permitir a produção e o uso de medicamentos de “composição variável” devem entrar em vigor em setembro, o que possibilitaria o desenvolvimento dessas vacinas contra o câncer.
No entanto, Lazarev observou que organizar a produção interna dessas vacinas será “bastante caro, embora seja viável”. Entretanto, Lazarev espera que centros regionais ou instituições oncológicas especializadas provavelmente produzirão as vacinas, uma vez que apenas algumas instalações têm as capacidades necessárias atualmente.
O artigo também menciona que o presidente Vladimir Putin havia anunciado anteriormente que a Rússia estava “a um passo” de desenvolver vacinas contra o câncer, descrevendo-as como uma tecnologia médica emergente que se aproxima da “ficção científica”.