Bolsas mundiais despencam com temores de recessão nos EUA

Bolsas mundiais despencam com temores de recessão nos Estados Unidos (EUA).

São dias turbulentos nos mercados financeiros globais. Entretanto, os mercados futuros da Dow Jones estão caindo mais de 1%, refletindo os temores de investidores com uma iminente recessão na economia americana.

Este clima de preocupação se espalha para além das fronteiras dos Estados Unidos. Os principais índices acionários da Ásia também registram fortes quedas. O Nikkei, principal índice da Bolsa de Tóquio, chegou a despencar mais de 12% em um único dia, a maior queda desde o crash da “segunda-feira negra” de 1987.

O cenário não é diferente na Europa. Os mercados do Velho Continente, como o FTSE 100, DAX, CAC 40 e FTSE MIB, também exibem forte volatilidade e tendência de baixa, impulsionados pelos mesmos temores de uma recessão nos Estados Unidos, a maior economia do mundo.

Essa apreensão dos investidores globais acaba se refletindo até mesmo no mercado de commodities. Os preços do petróleo, por exemplo, estão negociando em queda, apesar das preocupações com possíveis interrupções no fornecimento no Oriente Médio. Contudo, o receio de uma desaceleração da demanda nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial de petróleo, parece estar prevalecendo.

Como resultado, em meio a este cenário de liquidação generalizada nos mercados, fica evidente a preocupação dos investidores com os rumos da economia americana nos próximos meses. A possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos tem sido o principal fator a determinar os movimentos dos principais índices acionários e commodity, gerando uma onda de aversão ao risco em escala global.

Compartilhe:

Deixe uma resposta