Atleta belga hospitalizada após nadar no Sena durante Olimpíadas

Atleta belga hospitalizada após nadar no rio Sena durante as Olimpíadas de Paris.

A equipe de triatlo da Bélgica anunciou que terá de desistir da final do revezamento misto, programada para segunda-feira, devido ao fato de uma de suas atletas, Claire Michel, ter sido hospitalizada após nadar no Rio Sena durante as Olimpíadas de Paris 2024.

Conforme o Comitê Olímpico Belga, Michel, que ficou em 38º lugar na competição individual feminina no dia 31 de julho, contraiu uma infecção bacteriana por E.coli, provavelmente devido à poluição das águas do Sena. O comitê expressou a esperança de que “lições sejam aprendidas para futuras competições de triatlo” e que não haja mais “incerteza” para atletas e equipes de apoio.

Anteriormente, a equipe belga havia sido altamente crítica em relação à qualidade da água do Sena. A nadadora Jolien Vermeylen, que terminou em 24º lugar, afirmou que a água “não tinha exatamente o gosto de Coca-Cola ou Sprite” e que “o Sena está sujo há cem anos, então eles não podem dizer que a segurança dos atletas é prioridade”.

Apesar dos esforços das autoridades francesas para melhorar a qualidade da água, com um projeto de limpeza de 1,5 bilhão de dólares, os resultados foram mistos. Inclusive, pouco antes das Olimpíadas, houve o lançamento de uma abundância de esgoto no rio. Ainda assim, o governo francês insistiu em realizar as provas de triatlo no Sena, com o Ministro do Esporte e a Prefeita de Paris, entre outros, nadando no rio para demonstrar que ele está seguro. Entretanto, o Presidente Macron, que havia prometido fazer o mesmo, acabou desistindo.

Deixe uma resposta