Brasil assume embaixada do Peru e Argentina em Caracas
Brasil assume embaixada do Peru e Argentina, em Caracas, na Venezuela.
O governo do Brasil anunciou nesta quinta-feira (1º) que irá assumir a representação da embaixada do Peru em Caracas, a capital da Venezuela. Essa decisão vem após o Peru formalizar um pedido ao governo brasileiro para o país assumir seus interesses diplomáticos no país vizinho.
Além disso, o Itamaraty também já havia informado, na última quarta-feira (31), que o Brasil passará a representar os interesses da Argentina na Venezuela. Essa medida se deve ao fato de que tanto o Peru quanto a Argentina não reconheceram os resultados das últimas eleições realizadas na Venezuela, levando à expulsão dos embaixadores desses países pelo governo de Nicolás Maduro.
Portanto, para atender aos pedidos do Peru e da Argentina, o governo brasileiro irá ampliar sua equipe diplomática em Caracas nos próximos dias. Vale ressaltar que tanto o Peru, liderado por Dina Boluarte, quanto a Argentina, comandada por Javier Milei, são governos de centro-direita no espectro político.
Nesse cenário de crise diplomática, Maduro também anunciou a expulsão de representantes diplomáticos de outros países da região, como Chile, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Uruguai.