Agência espacial russa sofre ataque por hackers
A agência espacial da Rússia, Roscosmos, teve uma tentativa de invasão por hackers.
A tentativa de interromper a operação dos satélites do país pode ser interpretada como um “casus belli”, ou seja, um evento que justifica uma guerra, afirmou o chefe da Roscosmos.
Assim sendo, este alertou aos responsáveis por essa tentativa de invasão sobre a possibilidade de indentificá-los.
Portanto, os dados sobre os invasores seriam entregues aos serviços de segurança russo, onde iniciaria uma investigação criminal.
Todavia, grupos do Telegram já alertavam sobre esse evento.
Segundo informações de grupos nesse aplicativo de comunicação, os hackers NB65, que supõe-se fazer parte do Anonymous, grupo de hackers mais conhecido, já haveria violado, com sucesso, o acesso às comunicações da Roscosmos com seus satélites.
Entretanto, a agência espacial russa não confirma isso. Essa diz que a ação não passou de uma tentativa e que conseguiu evitar que seguissem adiante.
A Rússia sofre com a derrubada de diversos de seus sites desde 24 de fevereiro, quando iniciou uma guerra contra a Ucrânia.
Sites governamentais, de ministérios da Rússia, de bancos e da mídia russa, têm sido alvos de hackers por meio de ataques DDoS.
Nesse tivo de ataque os agressores não chegam a invadir o sistema, mas o derrubam por meio de uma sobrecarga, tornando o site indisponível para os usuários.
O principal autor desses ataques é o grupo Anonymous, que do início da guerra com a Ucrânia, declarou uma ‘guerra cibernética’ contra a Rússia.