Fraude fiscal bilionária no mercado de cobre exposta em SP e SC
Fraude fiscal bilionária no mercado de cobre exposta em SP e SC.
O Ministério Público, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, a Procuradoria Geral do Estado e a Polícia Civil investigam uma fraude fiscal na cadeia do cobre.
O esquema envolve 17 bilhões de reais em notas fiscais falsas de empresas fantasmas com negócios em São Paulo e Joinville, em Santa Catarina.
A Operação Metamorfose cumpriu mandados de busca e apreensão em empresas atuantes no setor de cobre nos dois estados. O auditor fiscal Márcio Araújo explica que as notas fiscais falsas eram utilizadas para evasão de impostos, tanto em âmbito estadual quanto federal.
A investigação envolve um prejuízo de bilhões de reais aos cofres públicos. O promotor Alexandre Afonso Castilho destaca que o esquema fraudulento causou um prejuízo de bilhões de reais no período de 2018 a 2020. Diversas empresas estão sob investigação, e um empresário envolvido no esquema teria lucrado 45 milhões de reais.
O empresário José Comparato Júnior foi detido por porte ilegal de arma durante a operação, que realizou mandados de busca e apreensão em várias cidades de São Paulo e em Joinville, Santa Catarina.