Caminhos do Mar chega a receber 1.500 visitantes ao dia

0
898
CAMINHOS DO MAR

Caminhos do Mar é uma atração turística como nenhuma outra, com a vantagem de ficar pertinho da capital de São Paulo.

Seu acesso é todo por estrada e asfaltado.

Assim, nada de estradas de terra e de surpresas pelo caminho, corriqueiros em atrações ao ar livre.

Além disso, o local conta com uma infraestrutura completa para receber os visitantes, a começar pelo seu amplo estacionamento.

O endereço próximo a São Paulo é a Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), km 42 – São Bernardo do Campo – SP.

Já para que se encontra no litoral paulista, o acesso ao parque fica na Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), km 50 – Cubatão – SP.

Chegada ao parque

Para quem parte de São Paulo, basta seguir pela Rodovia Anchieta até o trevo em Riacho Grande.

No trevo, seguir em direção a Ribeirão Pires. Logo, avistará uma placa, indicando 11 km até o Caminhos da Mar.

Nessa estrada, a saída fica no primeiro trevo, onde deve-se seguir pela direita. Também há uma placa indicando essa saída.

O trajeto termina na portaria do parque, onde, após controle de acesso, o visitante é direcionado para o bolsão de estacionamento.

O piso do estacionamento é cascalhado, mas é todo plano e com arruamentos, propiciando maior facilidade aos estacionar.

Ingresso ao Caminhos do Mar

São três opções de passeio. O tempo de permanência no parque irá depender da opção do visitante.

Assim, vale a pena planejar a visitação conhecendo melhor as opções oferecidas, detalhadas no site do Caminhos do Mar.

Nessa página, há possibilidade de baixar o mapa contendo as atrações.

Recomenda-se levar o mapa no seu celular.

Café no topo da serra

No primeiro de uma série de 9 monumentos históricos oferecidos aos visitantes funciona o Café 1922.

O local fica na casa Pouso Paranapiacaba, que foi recentemente toda restaurada.

Assim essa casa, além de oferecer uma vista incrível da exuberante mata Atlântica, reserva aos seus visitantes a possibilidade de saborearem deliciosos doces portugueses, acompanhados de café expresso e de outras bebidas.

Atrações históricas

Há opções de atrações para todos os gostos e o ingresso ao parque garante acesso livre a todas elas.

Apenas a Trilha Cachoeira da Torre, do Roteiro Aventura, por ser acompanha de monitoria, precisa de agendamento prévio de no mínimo 3 dias úteis.

O Caminhos do Mar guarda um pequeno tesouro histórico, composto por 9 monumentos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras: Monumento do PicoPontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Calçada do Lorena, Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba.

As obras foram encomendadas em ocasião de homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil, em 1922, pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís.

A abertura do parque não poderia ter vindo em melhor ocasião.

Em junho de 2021, a Parquetur assumiu a gestão do Caminhos do Mar.

Contemplando o período marcado agora pelos 200 anos da Independência do Brasil, em menos de três anos, as restaurações e melhorias entregues pela concessionária já são evidentes.

Rodovia Caminho do Mar

Uma das vantagens do parque, além de toda infraestrutura e conforto disponíveis, é poder caminhar pela Mata Atlântica em uma rota pavimentada.

Trata-se da rodovia estadual Caminho do Mar (SP-148), que liga o planalto de São Bernardo do Campo com Cubatão, no litoral. Um desnível em torno de 700 metros e com 8 km de extensão.

Também conhecida por Estrada Velha de Santos, a caminhada por essa via, para quem parte do topo dela, pode levar em torno de 2 a 3 horas, a depender do tempo de parada do visitante nas atrações do trajeto.

Uma vez completada a descida, a volta de Cubatão para São Bernardo do Campo deve ser iniciada antes das 14 horas, para chegada ocorrer antes do horário de fechamento do parque.

Entretanto, caso o visitante sinta-se cansado ou já tenha passado desse horário, há disponível o serviço de transporte em van, mediante o pagamento de uma pequena tarifa.

Além das atrações históricas, o passeio é repleto de exuberâncias da flora e da fauna locais, aonde podem ser avistados macacos, bichos-preguiça, tucanos e quatis, entre outros animais de pequeno porte.

Calçada do Lorena

O roteiro ecoturístico propõe a caminhada de 7 km (ida e volta) pela Calçada do Lorena.

O pavimento da Calçada do Lorena, todo em pedra, recebeu recentemente o tombamento provisório como patrimônio histórico nacional.

Em processo de restauro avançado, foi por esse trajeto, por muito tempo o único a efetuar a ligação entre planalto e o porto de Santos, que Dom Pedro I percorreu, em 7 de setembro de 1822, tendo logo após proclamado a Independência do Brasil.

Mais atrações

Como se já fosse suficiente tudo o que propiona no Caminhos do Mar, a Parquetur não para em pensar oferecer mais atrações.

Uma delas que logo virá por aí é uma tirolesa.

Essa nova aventura, batizada de Voo da Serra, garantirá ao visitante uma travessia por cabo entre as nuvens, ligando São Bernardo do Campo a Cubatão.

Deixe uma resposta