Alemanha se prepara para a maior greve em décadas
O país deve ficar “paralisado” na segunda-feira, pois os trabalhadores do transporte público protestarão por aumentos salariais.
O transporte público em toda a Alemanha será interrompido na segunda-feira, potencialmente deixando a nação de 83 milhões de pessoas em um estado de “caos no trânsito”.
Esta será chamada como a maior greve nacional em décadas, organizada por vários sindicatos poderosos.
Todos os serviços ferroviários de longa distância da operadora ferroviária nacional alemã, Deutsche Bahn, serão completamente interrompidos devido à greve, informou a empresa.
Os serviços de trens regionais serão drasticamente reduzidos, enquanto o trem urbano de curta distância, conhecido na Alemanha como S-Bahn, também não estará em operação.
Todo o tráfego de ônibus, trem e bonde será provavelmente paralisado por greves gerais esperadas em seis estados alemães.
A associação aeroportuária do país, já estimou que cerca de 380 mil viajantes não poderão utilizar o transporte aéreo, na segunda-feira devido à greve.
A paralisação planejada será “a pior greve em 31 anos”, sendo que a Alemanha experimentou algo semelhante pela última vez em 1992.
Alemanha, juntamente com outros países da UE, enfrentou dificuldades econômicas no ano passado, quando o bloco embarcou em uma redução gradual de sua dependência do fornecimento de energia da Rússia.
Embora a UE não tenha proibido as importações de gás do gasoduto russo, os fluxos diminuíram significativamente devido às sanções relacionadas à Ucrânia e à sabotagem do gasoduto Nord Stream.
No início de março, o Instituto Ifo de Pesquisa Econômica alertou que a Alemanha poderia enfrentar uma recessão em 2023.