Vitamina D: essencial ao corpo, tem como principal fonte a exposição ao sol
A exposição ao sol faz parte de uma vida saudável, não somente de beleza. É por meio da exposição ao sol que o corpo adquire grande parte da vitamina D, nutriente fundamental para o sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.
Basicamente, a vitamina D ajuda o corpo a se manter saudável. Ele atua na saúde óssea, no crescimento e desenvolvimento da musculatura.
Embora a exposição ao sol represente de 80% a 90% da vitamina D adquirida, 10 a 20% da recomendação diária deve ser suprida pelos alimentos. As principais fontes são: leite integral, peixes oleosos, gema de ovo e cogumelos.
A dieta e a exposição solar são suficientes para a manutenção dos níveis normais de vitamina D no organismo.
Qual o tempo necessário de exposição ao sol?
Mas qual o tempo necessário de exposição ao sol para o organismo metabolizar a Vitamina D? Isso varia conforme a cor da pele: quanto mais clara a pessoa, menos tempo ela precisa ficar ao sol, quanto mais escura a pele, mais tempo.
O endocrinologista e pesquisador norte-americano Dr. Michael Holick, considerado um dos maiores especialistas do mundo em Vitamina D, explica que o tempo necessário também varia segundo a hora do dia, a estação do ano e a localização da cidade no globo terrestre.
Filtro solar impede o metabolismo da Vitamina D
Segundo Dr. Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol por dia, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdômen e costas, mas com o rosto sempre protegido.
Além disso, o Dr. Holick explica que o filtro solar impede que o organismo metabolize a Vitamina D, mas o alerta que após o tempo de exposição ao sol, é necessário o uso de proteção.
O especialista também diz que o melhor horário para haver sintetização da Vitamina D pelo organismo é das 10 até as 15 horas, devido ao ângulo de incidência dos raios solares.
Entretanto, o Dr. Michael Holick explica que o organismo não sintetiza Vitamina D solar antes das nove horas da manhã, nem depois das três da tarde.
Falta de vitamina D causa várias doenças
Além disso, o Dr. Holick diz que a falta de vitamina D no organismo, causa não apenas doenças ósseas, metabólicas e osteoporose em adultos, mas aumenta o risco de crianças e adultos desenvolverem cânceres mortais comuns, esquizofrenia, doenças infecciosas, incluindo tuberculose e gripe, doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1 e esclerose múltipla, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.
Leia mais: