OMS reúne comitê de emergência para avaliar epidemia de mpox
OMS reúne comitê de emergência para avaliar epidemia de mpox também conhecida como varíola dos macacos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião urgente de seu comitê de emergência para avaliar a epidemia em curso de varíola dos macacos(mpox) em diversos países africanos.
Conforme a OMS, dado o avanço da varíola dos macacos(mpox) fora da República Democrática do Congo e a possibilidade de uma nova propagação internacional dentro e fora da África, foi decidido convocar um comitê de emergência para aconselhá-lo sobre se o surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII).
Por sua vez, o comitê de emergência se reunirá o mais rápido possível. Uma declaração de ESPII é o mais alto nível de alerta global emitido pela OMS.
Nesse sentido, Uganda reportou seus dois primeiros casos de varíola dos macacos(mpox) na semana passada. Além disso, Quênia e Burundi também notificaram casos da doença no último mês.
Em contrapartida, a República Democrática do Congo informou mais de 11.000 casos de varíola dos macacos(mpox) em 20 de julho, incluindo 450 mortes.
Cabe ressaltar que a varíola dos macacos(mpox) é caracterizada por erupções cutâneas que podem aparecer nos órgãos genitais ou na boca. Ademais, a doença pode causar febre, dor de garganta e linfonodos inchados. Ela se propaga por meio do contato próximo com pessoas ou animais infectados, bem como com objetos contaminados.
Portanto, a OMS está convocando urgentemente seu comitê de emergência para avaliar se o crescente surto de varíola dos macacos(mpox) na África merece uma declaração de emergência de saúde global, dada a possibilidade de uma disseminação internacional adicional da doença.