O que é Internet das Coisas IoT

INTERNET DAS COISAS IoT

A Internet das Coisas, IoT é a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias visando conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas conectados à internet.

Os dispositivos podem se conectar a objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

Essa tecnologia permite que os dispositivos se comuniquem entre si e com outras redes, com a mínima necessidade de intervenção humana.

O mundo físico e digital juntos

Atualmente, podemos conectar à Internet vários objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, carros e eletrônicos, e isso tudo por meio de dispositivos incorporados, tornando assim possível uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e outras coisas.

Isso tudo por meio da computação de baixo custo, nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis, coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com o mínimo de intervenção humana.

Nesse mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem gravar, monitorar e ajustar cada interação entre itens conectados.

Com a IoT é possível monitorar e controlar o funcionamento de dispositivos conectados à internet, permitindo que eles possam coletar e trocar dados entre si.

Esses objetos podem ser desde eletrodomésticos, como geladeiras e televisores, até equipamentos industriais, como sensores em maquinários, e até mesmo em veículos inteligentes.

Assim permitindo uma maior eficiência e otimização em diversos setores, como saúde, transporte, segurança, indústria e meio ambiente.

Entretanto, pode a IoT pode trazer também desafios em termos de segurança, privacidade e interoperabilidade entre os diferentes dispositivos e sistemas.

Contudo, a IoT promete oferecer um grande potencial para transformar a maneira como vivemos e trabalhamos, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esperasse que até 2025, 22 bilhões de dispositivos IoT estejam conectados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta