Conta de luz no Brasil é uma das mais caras do mundo

0
2386
CONTA DE LUZ NO BRASIL

Conta de luz no Brasil tem pesado cada vez mais no orçamento dos brasileiros, direta e indiretamente.

Isso porque, muitos podem não se atentar, mas a conta de luz afeta os preços de praticamente todos os produtos e serviços.

Assim, não é apenas a conta mensal da residência que pesa sobre o orçamento do brasileiro.

De acordo com a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), o “peso da luz” inclui 60% de impostos.

Ainda de acordo com a associação, o preço de quase 1/3 dos alimentos como pão, leite e carne são compostos pelo custo da energia elétrica.

O mesmo ocorre com alguns materiais de construção. Cimento, vidro e tudo de PVC têm seus preços afetados em quase 30% apenas pelo custo da energia elétrica.

Conta de luz no Brasil, preço fora da curva

Mas, o quanto a conta de luz no Brasil é cara?

Para tentar responder essa pergunta, é preciso estabelecer alguns parâmetros para comparação.

O primeiro deles é saber o preço da tarifa da conta de luz no Brasil e de uma série de outros países. Esse dado pode ser obtido no site Global Petrol Prices.

A partir dessa informação pode-se estabelecer dois referenciais de comparação. Um deles seria o comparativo pelo produto interno bruto per capta (PIB per capta).

Entretanto, para se estabelecer o “peso” da conta de luz onde ela é mais sentida, o comparativo adequado a se estabelecer é pelo salário mínimo de cada país.

Essa informação pode ser obtida com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Por fim, tomando por base todos os valores convertidos em dólar e o consumo mensal de 500 kWh por assalariado, chegamos às comparações, estabelecendo o quanto “pesa” a conta de luz, dividindo seu custo pelo salário mínimo.

Em uma lista contendo 78 países, o Brasil ocupa a 73ª posição, com o valor da conta de luz representando 34,93% sobre o salário mínimo.

O pior de todos

Entre os países do BRICS, bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brasil fica em último na lista.

Entre alguns dos principais países da América Latina esse comparativo não é diferente.

Na lista completa, a conta de luz no Brasil é quase 3 vezes maior que a média dos 78 países, que fica em 14,57%.

Conta alta ou salário mínimo baixo?

O comparativo traz duas conclusões que causam esse efeito. O brasileiro, em dólar, ganha menos que em muitos países, enquanto o valor da tarifa de energia elétrica, também em dólar, fica próxima da média mundial.

Nessa mesma lista de 78 países, em relação ao salário mínimo, o Brasil fica na 64ª posição. Já no valor da conta de luz, o Brasil apresenta a 43ª conta mais alta.

Deixe uma resposta