Governo promove cortes no programa Farmácia Popular
Governo brasileiro promove cortes no programa Farmácia Popular, o mais atingido pelos ajustes fiscais.
O governo brasileiro promoveu um congelamento de gastos de R$ 15 bilhões para cumprir as regras fiscais deste ano. Nesse contexto, os ministérios foram responsáveis por definir quais áreas seriam atingidas pelos cortes.
Dentro desse cenário, o programa Farmácia Popular, que fornece medicamentos gratuitos para a população mais pobre, foi o mais afetado. O Ministério da Saúde bloqueou R$ 1,7 bilhão do orçamento do programa, comprometendo 36% dos recursos destinados a essa ação.
Ademais, o Ministério da Saúde não explicou os motivos para retirar esses recursos do programa Farmácia Popular. Vale ressaltar que os cortes realizados no programa durante o governo Bolsonaro foram fortemente criticados por Lula durante a campanha eleitoral de 2022.
Apesar disso, o orçamento atual do programa Farmácia Popular ainda é maior do que no governo anterior, mas menor do que o prometido pelo Ministério da Saúde para 2024. Além desse programa, outras ações também foram significativamente impactadas pelos cortes, como o programa do vale-gás, concessões, combate ao crime e Forças Armadas.