Putin aposta nos BRICS para competir no Ocidente
Segundo Putin, as empresas russas podem estabelecer sua presença no mercado global passo a passo, começando pelos mercados da Comunidade de Estados Independentes (CEI), da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e dos países do BRICS.“
“As empresas russas estão prontas para competir, elas só precisam de ajuda para promover seus negócios, disse Putin no fórum ‘”Ideias Fortes para um Novo Tempo”, organizado pela Agência de Iniciativas Estratégicas (ASI).
“Nossas empresas e equipes estão prontas para competir e muitas delas já comprovaram isso. Falando em monopólio, eu me referia aos concorrentes ocidentais, é claro, que haviam assegurado o monopólio em muitos setores do mercado russo”, explicou o presidente.
“O mundo não entrou em colapso devido às sanções, segundo o presidente. As restrições impostas a Moscou pelo Ocidente abriram novas áreas de desenvolvimento para as empresas russas”, acrescentou.
“Os empresários russos apresentaram mais de 43.000 pedidos de registro de marca nos primeiros cinco meses deste ano”, observou Putin, elogiando as empresas nacionais.
Economia russa
Putin pediu a criação de uma economia que produza seus próprios bens, serviços e tecnologia modernos, em vez de consumir produtos estrangeiros importados.
Acima de tudo, Putin enfatizou a importância de auxiliar os produtores nacionais a promover seus produtos, para a Rússia ter marcas conhecidas dentro e fora do país.
Entretanto, Putin criticou empresas que deixaram a Rússia como resultado de sanções relacionadas à Ucrânia.
Sobretudo, Putin acusou algumas marcas estrangeiras de “transformar a saída do mercado russo em uma campanha de relações-públicas” e expressou dúvidas sobre essas estratégias.
O fórum ‘Ideias Fortes para um Novo Tempo’ é um evento de dois dias que acontece no World Trade Center em Moscou.
Contudo, o objetivo é identificar e apoiar iniciativas e projetos que darão uma contribuição significativa para fortalecer a soberania da Rússia e atingir as metas nacionais até 2030.