Arábia Saudita ameaça embargo de petróleo em caso de teto de preço

ARÁBIA SAUDITA PETRÓLEO

O ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, alertou os estados ocidentais contra o limite do preço do petróleo bruto fornecido pelo reino, acrescentando que qualquer tentativa de impor um teto seria recebida com uma interrupção nas vendas e cortes na produção.

Ele acrescentou que outros grandes produtores de petróleo provavelmente seguirão o exemplo.

“Portanto, se um teto de preço fosse imposto às exportações sauditas de petróleo, não venderíamos petróleo a nenhum país que impusesse um teto de preço à nossa oferta e reduziríamos a produção de petróleo, e não ficaria surpreso se outros fizessem o mesmo.”, disse bin Salman em entrevista à Energy Intelligence na terça-feira.

De acordo com o ministro, as políticas de limite de preço inevitavelmente exacerbam a instabilidade e a volatilidade do mercado e afetariam negativamente toda a indústria do petróleo em todo o mundo.

Entretanto, ele comparou o teto do preço do petróleo com a proposta dos EUA de adotar a chamada legislação NOPEC, destacando que os impactos potenciais dessas medidas no mercado de petróleo são semelhantes. 

A NOPEC (No Oil Producing and Exporting Cartels Act) permitiria que a OPEP e as empresas nacionais de petróleo fossem processadas sob a lei antitruste dos EUA por tentativas anticompetitivas de limitar a oferta global de petróleo e o subsequente impacto nos preços do petróleo.

Teto de preços

Além disso, em dezembro, a UE, as nações do G7 e seus aliados introduziram uma proibição coletiva das exportações de petróleo russo por via marítima, juntamente com um teto de preço de US$ 60 por barril. Outro embargo proibindo quase todas as importações de produtos petrolíferos russos, bem como introduzindo limites de preços para o diesel e outros produtos petrolíferos, entrou em vigor em 5 de fevereiro.

Entretanto, Moscou se opôs a qualquer tentativa de limitar o preço de suas exportações de energia. As autoridades russas proibiram quaisquer negócios de petróleo sob o esquema de preço máximo. 

Em fevereiro, a Rússia anunciou planos para reduzir voluntariamente a produção de petróleo em março em 500.000 barris por dia, uma vez que interrompe as vendas a compradores que cumprem um teto de preço imposto pelo Ocidente.   

Segundo o ministro do petróleo saudita, as políticas adotadas pelo Ocidente acrescentam “novas camadas de risco e incerteza” ao mercado global de petróleo “no momento em que clareza e estabilidade são mais necessárias”.

Deixe uma resposta