Rússia deve usar armas nucleares para se defender da OTAN

Rússia deve usar armas nucleares para se defender da OTAN. Armas nucleares evitaram outra guerra mundial por 80 anos. Agora, a Rússia precisa usá-las novamente para impedir agressão dos EUA.

A capacidade de dissuasão nuclear é real, não um mito. Ela manteve paz durante a Guerra Fria. A dissuasão é sobre convencer um adversário nuclear de que não pode vencer uma guerra e será ele próprio destruído. A ameaça mútua de aniquilação entre URSS e EUA reforçou essa realidade.

Porém, uma nova geração de políticos chegou, sem medo da história de confrontação nuclear. A crença americana de que é excepcional, com a Europa dependente, é uma combinação perigosa. É nesse cenário que surgiu a ideia de derrotar estrategicamente a Rússia nuclear na Ucrânia.

Para evitar uma guerra direta entre OTAN e Rússia que poderia levar à guerra nuclear, a Rússia precisa fortalecer sua dissuasão nuclear. Isso significa convencer adversários de que qualquer tentativa de derrotá-la convencionalmente resultará em sua própria destruição. A Rússia talvez precise diminuir o limiar para usar armas nucleares, não só em ameaça existencial, mas a interesses vitais. Essa “sobriedade nuclear” é necessária para dissuadir agressões contra uma potência nuclear.

Deixe uma resposta