Yuan valoriza após venda de dólar por bancos da China

Com a venda de dólar, o yuan valorizou e desacelerou a sua depreciação.
A venda de dólares foram detectadas nos mercados de câmbio onshore e offshore, com unidades offshore dos bancos vendendo dólares durante o horário comercial de Londres e Nova York.
Tal ação não é incomum, pois os bancos na China negociam na maioria para seus próprios fins ou por ordem de clientes.
No entanto, eles também são conhecidos por fazê-lo a pedido do banco central do país, o Banco Popular da China (PBoC), quando precisa de suporte adicional para a moeda nacional.
Entretanto, a venda de dólares dos bancos estatais tornou-se um novo normal para diminuir o ritmo da depreciação do yuan.
O yuan offshore enfraqueceu cerca de 6% em relação ao dólar americano em 2023 e caiu para uma baixa de nove meses de quase 7,35 por dólar nesta quinta-feira.
No entanto, ele se fortaleceu ligeiramente na sexta-feira, depois que o PBoC interveio ao aumentar a fixação diária, a taxa média em torno da qual o yuan pode negociar em uma faixa de 2%.
Especialistas do mercado atribuem o enfraquecimento da taxa de câmbio do yuan ao crescente diferencial de rendimento da China em relação aos EUA, que atingiu seu nível mais alto em 16 anos nesta semana, depois que o regulador chinês aprovou um corte na taxa de juros.
Fraco crescimento da China
As crescentes preocupações dos investidores com o fraco crescimento econômico da China, o problemático mercado imobiliário do país, que responde por um quarto da economia da China, e os riscos de inadimplência em seu setor bancário paralelo também supostamente aumentaram a depreciação.