Windows 11 com problemas na atualização de 26 de setembro
Windows 11 com problemas na atualização KB5043145, nas versões Enterprise e Education, 22H2 e todas as edições da versão 23H2. Relatos indicam que, ao tentar reiniciar após a atualização, teclado e mouse param de funcionar, impossibilitando o acesso ao sistema operacional.
Após a atualização, muitos usuários notaram que, mesmo após um reinício normal, não conseguiam utilizar os dispositivos de entrada, tornando a navegação no Windows inviável. A solução temporária até que uma correção oficial seja disponibilizada é reverter a atualização. No entanto, sem o uso do teclado, esse processo se torna bastante complicado.
Uma estratégia que se mostrou eficaz para um dos usuários foi acessar a BIOS do computador e, em seguida, pressionar a tecla F8 para acessar a tela de recuperação. É importante notar que tentar acionar a tecla F8 sem antes entrar e sair da BIOS não teve sucesso.
Na tela de recuperação, é possível navegar até a opção de desinstalar a última atualização de qualidade. Esse procedimento pode levar alguns minutos, mas, ao final, o sistema reinicia e os dispositivos de entrada, teclado e mouse, voltam a funcionar normalmente.
É importante ressaltar que esse problema em específico pode não afetar todos os computadores. O caso específico reportado envolveu um PC modelo AZW (Beelink), equipado com um processador Intel Celeron N5095 @ 2.00GHz e 8GB de RAM.
Para aqueles que estão enfrentando essa situação, é recomendável ficar atento a futuras atualizações do Windows, que podem incluir correções para esse e outros problemas semelhantes. Além disso, é sempre uma boa prática realizar backups regulares dos dados importantes para evitar possíveis perdas durante processos de atualização.