Vacina Covid-19 pode causar coágulos sanguíneos e morte
A gigante farmacêutica britânica-sueca AstraZeneca admitiu, pela primeira vez, que sua vacina Covid-19 pode causar um efeito colateral raro que pode levar a coágulos sanguíneos e morte. Essa admissão foi feita de acordo com documentos judiciais, enquanto a empresa enfrenta uma ação coletiva que alega que sua vacina pode resultar em morte e outros efeitos colaterais graves.
Atualmente, há 51 ações judiciais pendentes contra a AstraZeneca, solicitando compensações financeiras que chegam a US$ 126 milhões.
Em maio de 2023, a AstraZeneca afirmou que não aceitava que a Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS) fosse causada pela vacina em geral. No entanto, agora, em documentos judiciais apresentados ao Supremo Tribunal do Reino Unido, a empresa admitiu que a vacina pode causar TTS em casos muito raros, embora o mecanismo causal não seja conhecido.
A Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS) (TTS), causa coágulos sanguíneos no cérebro ou em outras áreas do corpo, acompanhados por uma baixa contagem de plaquetas, e também designada por trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina.
A AstraZeneca também observou que a TTS pode ocorrer mesmo na ausência da vacina. Ao mesmo tempo, a empresa reafirmou que os dados disponíveis mostram que a vacina tem um perfil de segurança aceitável e que os benefícios da vacinação superam os riscos de efeitos colaterais extremamente raros.
Vários países suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca na primavera de 2021 devido a preocupações com a formação de coágulos sanguíneos acompanhados por uma baixa contagem de plaquetas em alguns pacientes. No entanto, os reguladores continuaram a afirmar que os benefícios da vacina superam os riscos.
Fonte: RT