Twitter ameaçado de ser banido da UE
Nesta semana, a UE deu o ultimato a plataforma para se adequar à nova lei de desinformação do bloco.
O aviso ocorre quando a Lei de Serviços Digitais (DSA) do bloco deve entrar em vigor em 25 de agosto.
Contudo, se não cumprir os novos regulamentos de desinformação, o Twitter será banido em toda a UE, disse o Ministério francês de Transição Digital e Telecomunicações.
O motivo seria a ameaça da “desinformação”
“A desinformação é uma das ameaças mais graves que pesam sobre nossas democracias”. Espero que o Twitter cumpra as regras europeias. Caso contrário, não será mais bem-vindo e será banido na Europa, disse o Ministério francês a rádio France Info.
Além disso, o DSA exige que os mecanismos de busca e grandes plataformas, como Twitter, YouTube e TikTok, adotem medidas para relaxar a “desinformação ou manipulação eleitoral, violência cibernética contra mulheres ou danos a menores online”.
Contudo, a Comissão Europeia promete multar os infratores em até 6% do faturamento mundial anual.
O comissário de Mercados Internos da UE, Thierry Breton, anunciou na semana passada que o Twitter havia se retirado do Código de Prática sobre Desinformação voluntário do bloco.
Lembrando que, Elon Musk prometeu livrar a plataforma da desinformação e do conteúdo odioso, mas também defender a liberdade de expressão e oferecer mais transparência.
Twitter atende decisões dos países
No início deste mês, o Twitter atendeu a um pedido do governo turco para restringir o acesso a algumas contas nas semanas que antecederam as eleições presidenciais e gerais no país.
Entretanto, o Twitter defendeu a decisão dizendo querer evitar que fosse totalmente fechado na Turquia.