Trump condenado por falsificação de registros comerciais

TRUMP

Trump foi condenado por tribunal dos EUA, ontem, em Nova York. O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato presidencial Donald Trump foi considerado culpado de 34 acusações de falsificação de registros comerciais. Trata-se de um caso relacionado a alegados pagamentos de “dinheiro secreto” à atriz pornográfica Stormy Daniels. Este é o primeiro veredicto de culpado na história americana contra um ex-presidente.

O promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, um democrata, acusou o ex-presidente no ano passado. Em sua acusação, alegou que o político republicano procurou “ocultar informações prejudiciais e atividades ilegais dos eleitores americanos antes e depois das eleições de 2016”. Segundo Bragg, Trump teria falsificado registros comerciais para influenciar as eleições presidenciais de 2016.

O caso se baseou em alegações do ex-advogado de Trump, Michael Cohen. Trump o teria instruído a pagar US$ 130 mil à atriz de filmes adultos para que ela mantivesse silêncio sobre um suposto caso entre eles. Trump sempre negou qualquer relacionamento com Stormy Daniels.

Após um julgamento de dois dias, o júri deu o veredicto de culpado em todas as 34 acusações. Assim, Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime. Trump criticou o julgamento, chamando-o de “fraudado e vergonhoso”, de um juiz “corrupto”. Afirmou ainda que o “verdadeiro veredicto será no dia 5 de novembro”, numa referência à próxima eleição presidencial.

Diversos republicanos denunciaram o julgamento. As alegações são que o juiz Merchan violou a constituição estadual ao aceitar o caso, uma vez que sua filha trabalha para os democratas. No entanto, especialistas constitucionais discordam. O professor Jonathan Turley, da Universidade de Georgetown, por exemplo, argumentou que o caso não tinha base sólida. Deste modo, na melhor das hipóteses, seria considerado uma contravenção expirada, alegando que a acusação foi feita para influenciar a eleição presidencial.

O veredicto de culpado de Trump representa um marco histórico, com o ex-presidente se tornando o primeiro a ser condenado criminalmente. O caso segue gerando debates acalorados sobre suas implicações políticas e constitucionais.

Deixe uma resposta