Talibã realiza desfile militar com equipamento dos EUA
Talibã realiza desfile militar com equipamento dos EUA deixado no Afeganistão.
O Talibã realizou um impressionante desfile militar em Cabul nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2024, marcando o terceiro aniversário de seu retorno ao poder no Afeganistão. Durante a exibição, o grupo islâmico mostrou muitos veículos e armamentos militares deixados pelos EUA após a retirada das tropas americanas do país em 2021.
O Talibã está tentando consolidar seu domínio sobre o Afeganistão e enviar uma mensagem intimidadora aos países vizinhos e à comunidade internacional com essa demonstração de força. O Talibã adquiriu veículos blindados, artilharia e até aeronaves militares dos Estados Unidos após a saída apressada das forças americanas do Afeganistão em 2021. Essa aquisição de equipamento militar deixado para trás tem sido duramente criticada por observadores globais.
Entretanto, o desfile serve como um lembrete do poder que o Talibã alcançou desde que retomou o controle do país em 2021, após duas décadas de conflito com as tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos. Apesar da condenação internacional, o grupo radical parece determinado a exibir sua autoridade sobre o Afeganistão.