Taiwan em alerta máximo após exercícios militares da China

EUA TAIWAN CHINA

Taiwan colocou suas forças armadas em alerta máximo após exercícios militares da China em torno da ilha, que ela chama de “jogos de guerra” para punir Taiwan por “atos separatistas”. Conforme o Ministério da Defesa de Taiwan, a nação mobilizou caças e colocou suas forças navais e terrestres em alto alerta em resposta aos exercícios militares chineses.

Esses exercícios, batizados de “Espada Conjunta-2024A” pelo Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (PLA), estão sendo realizados em cinco áreas que cercam a ilha principal de Taiwan e suas ilhas periféricas. Além disso, o PLA afirmou que os exercícios visam testar suas capacidades e servem como “um poderoso castigo às forças separatistas que buscam a independência e um aviso sério às forças externas de interferência e provocação”.

Por outro lado, o recém-eleito presidente de Taiwan, Lai Ching-te, havia pedido em seu discurso de posse que a China cessasse sua “intimidação política e militar” contra Taiwan. Entretanto, autoridades chinesas rotularam Lai como um “separatista perigoso” e prometeram reunificar Taiwan com a China continental, à força se necessário.

Além disso, as forças armadas de Taiwan informaram que 49 aeronaves do PLA estavam operando na região na quinta-feira pela manhã, com 35 cruzando a linha média do Estreito de Taiwan em direção à sua zona de identificação de defesa aérea. Apesar disso, Taiwan disse ter capacidade de garantir sua segurança e defender sua soberania, e pediu à comunidade internacional que condene a “provocação irracional” da China.

Compartilhe:

Deixe uma resposta