Shoppings fechados nos EUA se transformam em apartamentos

Shoppings fechados nos EUA se transformam em apartamentos. Com aproximadamente 23 metros quadrados, esse pequeno apartamento estilo “shoebox” no Arcade Mall—o mais antigo shopping coberto do país—ilustra uma nova tendência: a conversão de shoppings vazios em residências.

Enquanto muitos shoppings nos EUA enfrentam fechamentos e estacionamentos vazios, o Arcade Mall encontrou uma nova vida. O local, que já foi um centro vibrante no centro de Providence, Rhode Island, ficou completamente vazio, mas em vez de deixar o prédio histórico cair em ruínas, desenvolvedores decidiram construir 48 micro lofts nos andares superiores.

Os shoppings de alto padrão continuam a ter uma demanda alta, mas cerca de 34 milhões de pés quadrados de espaço nos shoppings dos EUA estão vazios. Quase 70% dos americanos vivem a uma hora de shoppings com alta taxa de vacância ou que estão abandonados. Ao mesmo tempo, o país enfrenta um déficit habitacional de 4,5 milhões de casas.

Viver no Shopping

No entanto, morar em um espaço convertido apresenta desafios. Sua cozinha, por exemplo, é pequena e não possui fogão devido a regulamentos que proíbem dispositivos de cozinha com chama aberta.

Apesar das limitações, a conveniência de ter lojas e restaurantes à porta. Além disso, a proteção contra o clima rigoroso de New England é um grande atrativo.

Nova economia dos Shoppings

O interesse por habitação em shoppings não é apenas uma tendência passageira. Em janeiro de 2022, pelo menos 192 shoppings nos EUA planejavam adicionar componentes habitacionais. O Arcade, por exemplo, traz um novo público para os negócios no térreo, criando um ciclo econômico positivo.

Desafios e oportunidades

Transformar shoppings em espaços residenciais não é simples. Leis de zoneamento limitam frequentemente a conversão de propriedades comerciais em residenciais, e os desenvolvedores precisam de aprovações locais. Além disso, a falta de janelas em muitos shoppings dificulta a adaptação para habitação.

Embora a conversão de espaços comerciais em apartamentos seja uma tendência crescente, o custo pode ser proibitivo. Um estudo mostra que, em algumas áreas afetadas pelo trabalho remoto, o preço de aquisição de escritórios precisaria cair 50% para tornar viável a conversão.

Futuro dos Shoppings

Apesar dos desafios, a revitalização dos shoppings pode ser a chave para atender à demanda habitacional crescente.

Assim, enquanto os shoppings enfrentam um futuro incerto, sua transformação em centros habitacionais pode proporcionar uma segunda chance tanto para os edifícios quanto para as comunidades que eles servem.

Deixe uma resposta