Roma guarda a história centenária do Fettuccine Alfredo

0
1630
ROMA

Roma, capital da Itália, guarda uma série de pontos turísticos, história milenar, arte e, também, ótima gastronomia.

Assim, em passagem por essa cidade, é ponto obrigatório apreciar o Fettuccine Alfredo, no restaurante localizado na Piazza Augusto Imperatore, 30.

Nesse endereço, muito bem localizado, funciona o restaurante Il Vero Alfredo fundado pelo criador desse prato, Alfredo di Lelio.

O restaurante, também conhecido por Alfredo di Roma, guarda a história de seu fundador e do icônico prato.

Molho Alfredo

Por certo sua invenção cai muito bem em outras combinações, como por exemplo o filé ao molho Alfredo.

Entretanto, foi com o fettuccine que Alfredo di Lelio marcou sua história.

Nascido em 1883, em Roma, começou a trabalhar ainda menino na pequena trattoria aberta por sua mãe Angelina, na Piazza Rosa.

A praça, um pequeno espaço aberto, deixou de existir por volta de 1910, quando foi construída no local a Galleria Colonna (atual Galleria Sordi).

Criação

Foi em 1908, o ano em que nasceu seu filho Armando e ao mesmo tempo seu ‘fettuccine’, que mais tarde se tornou famoso em todo o mundo.

Piazza Rosa, berço do fettuccine all’Alfredo

Alfredo Di Lelio inventou seu ‘fettuccine’, à base de manteiga e parmesão, para sua esposa Inês, debilitada após o parto de seu filho Armando.

O prato foi um sucesso familiar antes mesmo de tornar Alfredo Di Lelio conhecido e popular.

Em 1914, após o encerramento desta trattoria devido ao desaparecimento da Piazza Rosa, Alfredo Di Lelio decidiu abrir seu próprio restaurante.

De nome Alfredo, o restaurante foi administrado por ele até 1943, quando foi vendido.

O restaurante

A ausência de Alfredo Di Lelio da cena gastronômica foi totalmente transitória.

Assim, em 1948 ele recuperou o controle da tradição familiar e abriu, com seu filho Armando, o restaurante Il Vero Alfredo, também conhecido como Alfredo di Roma.

Com seu novo restaurante, Alfredo Di Lelio obteve grande sucesso de público e clientes nos anos da ‘dolce vita’.

Certamente, sucesso que ainda hoje atrai um fluxo contínuo de turistas de todo o mundo ao restaurante para provar o famoso Fettuccine all’Alfredo, de manteiga dupla.

Tradição centenária

O prato é servido atualmente por Inês di Lelio, que mantém o compromisso de continuar a tradição familiar de seus queridos professores, avô Alfredo, seu pai Armando e seu irmão Alfredo.

A massa é servida aos clientes com dois talheres de ouro, um garfo e uma colher de ouro.

As peças foram presenteadas a Alfredo em 1927, pelo conhecido casal de atores americanos da época, Mary Pickford e Douglas Fairbanks, em sinal de gratidão pela hospitalidade.

Aliás, o restaurante tem recebido clientes ilustres ao longo de sua história.

Assim, estiveram no local e puderam saborear o Fettuccine all’Alfredo, Walt Disney, Elizabeth Taylor, Pelé, Zico, Clark Gable, Jhon Kennedy, entre tantos outros.

O autêntico

Por causa de sua fama, existem outros restaurantes ‘Alfredo’ em Roma, entretanto, nenhum deles pertence à família di Lelio.

Além do seu único endereço em Roma, a marca Il Vero Alfredo / Alfredo di Roma está presente no México, com um restaurante na Cidade do México e em uma trattoria em Cozumel, abertas em franquia pelo Grupo Hotel Presidente Intercontinental México.

Por fim, o restaurante, único que leva a marca Il Vero Alfredo, está presente no Registro de Lojas Históricas de Excelência – seção Atividades Históricas de Excelência do Município de Roma.

Abaixo, o fôlder de apresentação do restaurante.

Deixe uma resposta