Resilient Cities Index 2023 revela riscos urbanos de 25 cidades

RESILIENT CITIES

Resilient Cities Index é um relatório patrocinado pela Economist Impact e apoiado pelo Tokio Marine Group. Ele se propõe a ser um referencial global de risco, resposta e recuperação urbana, visando ajudar formuladores de políticas e partes interessadas a entender os riscos e projetar políticas eficazes para a resiliência urbana.

O índice avalia 25 cidades em quatro pilares principais: infraestrutura crítica, meio ambiente, socioinstitucional e econômico. O relatório combina análises de índice com comentários de especialistas para identificar padrões, pontos fortes, deficiências e melhores práticas entre as cidades avaliadas.

Uma das principais conclusões do relatório é que as cidades apresentaram bom desempenho no pilar de infraestrutura crítica, mas existem pontos fracos que precisam de atenção estratégica. As cidades com as pontuações mais altas foram Dubai, Xangai, Nova York e Cingapura. No entanto, a infraestrutura digital e de transporte foram pontos fracos que afetaram a resiliência das cidades.

No pilar ambiental, o relatório destaca a importância de responder ao calor extremo, gerenciar e mitigar os impactos ambientais e garantir a qualidade do ar. O relatório também ressalta a necessidade de lidar com desafios socioinstitucionais, como a coesão social e a preparação para desastres. No entanto, foi observada uma desigualdade de renda e deficiências na saúde e bem-estar em várias cidades.

No pilar econômico, as cidades tiveram as pontuações médias mais baixas, o que impactou negativamente algumas cidades que tiveram bom desempenho em outras áreas. A baixa penetração de redes de segurança financeira e a falta de capacidade de incentivar a inovação foram alguns dos desafios identificados.

Resilient Cities: resultados da América Latina

No geral, o relatório fornece uma visão abrangente da resiliência urbana em diferentes cidades ao redor do mundo. Ele destaca os pontos fortes e fracos de cada cidade avaliada, bem como as áreas em que melhorias são necessárias. No entanto, é importante ressaltar que o relatório é baseado em dados até 2023 e, portanto, pode não refletir as condições atuais em todas as cidades avaliadas.

Entre as 25 cidades avaliadas pelo Resilient Cities, três se encontram na América Latina. São elas, São Paulo, Santiago do Chile e a Cidade do México. Abaixo, o mapa com a localização e a pontuação de todas as cidades avaliadas.

A cidade de São Paulo ocupa a 17ª posição na lista de cidades, juntamente com a Cidade do México. Já a cidade de Santiago do Chile ocupa a 15ª posição.

As três cinco cidades mais bem posicionadas são, na respectiva ordem, Nova York, Los Angeles. Londres, Cingapura e Paris.

Deixe uma resposta