Recessão chegando às principais economias da União Europeia

UNIAO EUROPEIA ITALIA ALEMANHA RECESSÃO

A União Europeia, em especial a Alemanha e a Itália, entrarão em recessão até o final do ano, com a inflação continuando a subir, apesar das medidas de alívio, a Fitch Ratings à Bloomberg na quinta-feira.

A inflação na Alemanha, a maior economia da UE, acelerou em fevereiro, subindo 9,3% no ano e 1% no mês, conforme os últimos dados do Departamento Federal de Estatística da Alemanha.

O aumento dos preços dos alimentos e da energia foi um grande golpe para a economia do país, apesar das medidas de alívio tomadas pelo governo.

A economia alemã encolheu 0,4% em relação ao trimestre anterior nos últimos três meses de 2022.

Apesar disso, a contração foi maior do que a queda de 0,2% do PIB estimada anteriormente.

Na Itália, a terceira maior economia da UE, os preços ao consumidor subiram 9,2% em fevereiro em comparação com o período homólogo, abaixo do aumento de 10% em janeiro, mostraram dados preliminares da agência de estatísticas do país, nesta quinta-feira.

Entretanto, um quarto dos entrevistados disse que gastou todo o seu dinheiro em itens essenciais, enquanto 26% das famílias italianas disseram temer não chegar ao final do mês.

Os EUA também correm o risco de uma recessão “modesta” até o final do ano, disse Fitch Ratings a Bloomberg, acrescentando que o “Reino Unido provavelmente já está lá”.

Além disso, a Fitch Ratings também apontou que os governos mundiais estão lutando para enfrentar a crise do custo de vida provocada pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia.

Até agora, há pouco otimismo sobre uma recuperação rápida e os custos crescentes causaram ondas de instabilidade em toda a economia global.

Deixe uma resposta