Qual é o verdadeiro significado da Paixão de Cristo?

A Paixão de Cristo descreve eventos que cercaram o sofrimento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo, o Messias, conforme a Bíblia Sagrada nos livros do Evangelho do Novo Testamento.

A narrativa da Paixão de Cristo é encontrada nos quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

A Paixão de Cristo começa com a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, o Messias, compartilhou a Santa Ceia com seus discípulos antes de sua prisão.

Após a ceia, o Messias foi traído por um de seus discípulos, Judas Iscariotes, que o entregou às autoridades judaicas.

O Messias foi condenado pelos sacerdotes judeus

Jesus Cristo, o Messias, foi então submetido a uma série de julgamentos por parte dos sacerdotes judeus. O Messias foi levado ao sumo sacerdote Caifás e ao Sinédrio, o conselho supremo judaico.

Durante esses julgamentos, o Messias foi acusado de blasfêmia por se proclamar o Filho de Deus e o Messias, nestes julgamentos foi submetido a violência física e psicológica.

Em seguida, o Messias foi levado ao governador romano Pôncio Pilatos, que tinha autoridade para decidir sobre a vida e a morte dos prisioneiros.

Pilatos cedeu a pressão da multidão

Pilatos inicialmente tentou evitar condenar o Messias, mas, diante da pressão dos líderes religiosos e da multidão, cedeu e sentenciou o Messias à crucificação.

Antes da crucificação, o Messias foi submetido a açoitamentos e torturas pelos soldados romanos. O Messias foi coroado com uma coroa de espinhos e obrigado a carregar sua própria cruz até o local da execução, chamado de Gólgota ou Calvário.

Na Cruz, o Messias foi crucificado entre dois criminosos. Durante sua crucificação, ele pronunciou palavras de perdão e amor ao próximo, e na cruz colocaram a placa: “Jesus, o Rei dos judeus”(INRI).

Segundo os Evangelhos, ele clamou a Deus, o Criador dos céus e da terra, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Após horas de agonia, o Messias morreu na cruz por volta das três horas da tarde.

Sendo assim, não devemos apenas condenar o império romano, mas devemos nos lembrar que o Messias foi negado e condenado pelo seu próprio povo.

Precioso Sangue do Messias

A morte do Messias na cruz é vista pelos cristãos como um sacrifício redentor pelos pecados da humanidade e seu Precioso Sangue derramado salvou a humanidade das garras de Satanás.

Temos a vitória pelo poder do sangue de Jesus Cristo, o Messias” (Ap 12.11)

O Messias é o Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo.

Qual é o verdadeiro significado da Paixão de Cristo?

A Paixão de Cristo é considerada a expressão suprema do amor de Deus e a base da salvação para aqueles que creem no Messias como o Filho do Criador.

Sendo assim, é lembrada e celebrada pelos cristãos em várias tradições e liturgias durante a Semana Santa, culminando na Sexta-Feira Santa.

A morte do Messias é vista como um evento de profundo significado espiritual e uma oportunidade para reflexão, arrependimento e renovação da fé.

Cenas do filme “A Paixão de Cristo” de 2004

Deixe uma resposta