Putin questiona legitimidade de Zelensky como líder ucraniano

RÚSSIA

Putin questiona legitimidade de Zelensky como líder ucraniano, com mandato de Zelensky já expirado.

O presidente russo Vladimir Putin declarou que existe agora uma interrogação sobre quem pode legalmente representar a Ucrânia, afirmando que o mandato de Volodymyr Zelensky como presidente expirou.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, realizada na última sexta-feira em Minsk, Putin reiterou a prontidão da Rússia em participar de negociações com a Ucrânia para encerrar as hostilidades. No entanto, o líder russo destacou que tais negociações precisam ser baseadas no “senso comum” e reconhecer as “realidades no terreno”, utilizando o acordo preliminar alcançado nos primeiros dias do conflito como base.

“Mas com quem negociar? Essa é uma questão peculiar, concordo. Percebemos que a legitimidade do atual chefe de estado [ucraniano] expirou”, afirmou Putin.

Entretanto, o presidente russo sugeriu que a próxima “Cúpula da paz”, agendada para acontecer na Suíça no próximo mês e ativamente promovida por Kiev, visa, entre outros objetivos, confirmar a legitimidade do atual, porém já não mais válido, chefe de estado ucraniano. Contudo, Putin classificou tais “movimentos de relações-públicas” como “inúteis para documentos legais”.

Segundo Putin, cabe ao sistema jurídico da Ucrânia, seu “parlamento, tribunal constitucional e outros órgãos governamentais” determinar se Zelensky ainda é um líder legítimo ou não. No entanto, para a Rússia poder se envolver em quaisquer negociações significativas com Kiev, ela deve ter certeza de que está lidando com as autoridades legítimas do país.

Deixe uma resposta