Putin nomeia objetivo comum dos países do BRICS

BRICS

Todos os membros do grupo apoiam a ideia de um mundo multipolar, diz o presidente russo

Entretanto, mais países estão tornando-se membros do grupo BRICS porque não querem ser dominados por nenhuma potência mundial, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Todos os que aderiram ao BRICS apoiam esta ideia, o conceito de formar um mundo multipolar”, disse Putin numa entrevista à rede estatal China Central Television (CCTV), divulgada no domingo.

A mudança para a multipolaridade está ocorrendo naturalmente à medida que o potencial de muitos países, incluindo a China, continua a crescer, explicou.

Ninguém quer ficar em segundo plano em relação a algum soberano. Todos querem relações iguais”, disse o líder russo.

As nações “veem que se aderirem ao BRICS, no âmbito da expansão e do fortalecimento deste formato, deste tipo de relacionamento entre países, poderemos alcançar este objetivo mais rapidamente por esforços unificados”, explicou Putin.

Atualmente, o BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas foi decidida durante a reunião de cúpula de agosto em Joanesburgo de que mais seis nações, Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, se juntariam oficialmente ao grupo a partir de janeiro de 2024.

Fórum do Cinturão e Rota

Putin conversou com a CCTV antes de sua visita à China para participar do Fórum do Cinturão e Rota, nos dias 17 e 18 de outubro.

A Iniciativa Cinturão e Rota foi anunciada pela primeira vez pelo presidente chinês Xi Jinping em 2013 visando expandir o desenvolvimento de infraestruturas e o investimento na Ásia Central. Desde então, mais de 150 países e organizações aderiram ao projeto liderado por Pequim.

Fonte: RT

Deixe uma resposta