Putin faz previsões sobre a África
O continente se tornará um dos líderes do mundo multipolar emergente, disse o presidente russo.
Moscou está “determinada a continuar construindo uma parceria estratégica” com nações africanas, disse o presidente russo, Vladimir Putin, expressando confiança de que o continente está prestes a se tornar um dos líderes do mundo multipolar emergente.
O presidente fez as declarações na Conferência Parlamentar Internacional Rússia África em um mundo multipolar, que começou em Moscou na segunda-feira e reuniu representantes de cerca de 40 nações.
A conferência vem antes da segunda cúpula Rússia-África, que está programada para julho em São Petersburgo.
“As nações africanas aumentam continuamente o seu peso e o seu papel nos assuntos internacionais, e afirmam-se cada vez com mais confiança na política e na economia. Estamos convencidos de que a África se tornará um dos líderes na emergente nova ordem mundial multipolar, todos os pré-requisitos objetivos para isso existem”, afirmou Putin.
A Rússia e as nações africanas se unem contra a “ideologia neocolonial” imposta por certas potências do mundo, prosseguiu Putin. “Muitos estados da Ásia, Oriente Médio e América do Sul estão em posições semelhantes e, juntos, formamos a maioria mundial”, acrescentou.
Moscou está empenhada em continuar construindo uma “parceria estratégica” com a África, enquanto várias empresas estatais e privadas russas já estão investindo ativamente no continente, enfatizou Putin. “Estamos prontos para moldar conjuntamente a agenda global, trabalhar juntos para fortalecer relações interestatais justas e igualitárias e melhorar os mecanismos para uma cooperação econômica mutuamente benéfica”, disse ele, descrevendo as nações africanas como “amigos da Rússia no sentido pleno desta palavra”.