Putin está ganhando a guerra?

Putin está ganhando a guerra?

A ocupação russa no território da Ucrânia já dura quase 2 anos. Neste período houve recuos e conquistas para os dois lados. Agora o equilíbrio está ameaçado por conta da diminuição do apoio dos Estados Unidos e da Europa a Kiev.

A pergunta, a reportagem de capa da revista de The Economist já conclui que SIM a Rússia tem alcançado importante sucessos estratégicos nas últimas semanas, a esperada ofensiva ucraniana iniciada no meio do ano falhou.

A guerra beneficia a Rússia, pois as finanças russas estão bem, e Moscou pode se dar ao luxo de esperar a resistência ucraniana enfraquecer, enquanto Kiev depende completamente da Ajuda Militar dos Estados Unidos e da Europa.

Entretanto, nos últimos dias Washington deu sinais claros que o apoio a Kiev está chegando ao fim, pois o Partido Republicano que controla o congresso se recusa a incluir a ajuda para Kiev no orçamento.

A Inglaterra às vésperas de uma corrida eleitoral precisa de fundos para reduzir impostos e manter o equilíbrio fiscal, para isso quer cortar a ajuda a Kiev.

Contudo, outros países da Europa tem desafios semelhantes, Vladimir Putin assiste a tudo no comando de uma economia estável e com um abastecimento militar garantido por novos aliados como Irã e Coreia do Norte.

Como resultado, a análise confirma que a guerra pode acabar no início de 2024 com alguma forma de cessar-fogo ou que a situação seja adiada até esperar o inimigo esmorecer, é uma tática conhecida dos russos que já garantiu no passado.

Enquanto isso, os aliados ocidentais já começam a discutir a recuperação da Ucrânia após a guerra.

Deixe uma resposta