O presidente russo, Vladimir Putin, deu as boas-vindas ao líder norte-coreano Kim Jong-un no Cosmódromo Vostochny, na região russa de Amur.
Um vídeo compartilhado pelo Kremlin mostrou os dois líderes apertando as mãos enquanto se cumprimentavam na quarta-feira.
Putin chegou a Vostochny após uma visita de dois dias ao Fórum Econômico Oriental em Vladivostok.
O líder norte-coreano viajou para a instalação a bordo de seu trem blindado após cruzar o território russo na manhã de terça-feira.
Publicidade
Estou muito feliz em vê-lo”, disse Putin ao seu convidado, observando que este ano marca o 75º aniversário de fundação da Coreia do Norte e 70 anos desde o armistício da Guerra da Coreia, bem como 75 anos de relações diplomáticas com a Rússia.
Kim agradeceu a Putin pelo convite e pelas “boas-vindas calorosas”, segundo vídeos do aperto de mão dos líderes partilhados pelos meios de comunicação russos.
Comentando a agenda da reunião de cúpula russo-norte-coreana, o secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as próximas conversações se concentrarão numa série de “questões sensíveis”, bem como na cooperação econômica e cultural bilateral e na situação geral na região.
O porta-voz do Kremlin disse que as negociações seriam realizadas com a presença das delegações russa e norte-coreana e em formato individual.
Kim está visitando a Rússia em meio ao aumento das tensões na Península Coreana, que tem visto lançamentos recorrentes de mísseis por parte de Pyongyang, bem como exercícios militares envolvendo tropas sul-coreanas e norte-americanas. Na quarta-feira, pouco antes da reunião com Putin, Seul acusou Pyongyang de mais um lançamento de míssil.
Fonte: RT

