Procon-SP lança “Selo Empresa Verificada”

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Procon-SP lançou recentemente, por meio da Portaria Normativa Nº 055/2022, de 24 de março de 2022, o “Selo Empresa Verificada“.

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Terá direito ao selo a empresa que possuir e manter cadastro atualizado na base digital de atendimento do Procon-SP.

Além dos requisitos acima, a empresa deverá também responder às demandas dos consumidores, encaminhadas pelo Procon-SP.

Atendimento digital

Por meio de um rápido cadastro, o consumidor já está habilitado a utilizá-lo.

O atendimento do Procon-SP é um meio conciliatório de tentar resolver demandas com empresas fornecedoras de produtos e serviços.

Esse é um passo relevante, que pode resolver a questão amigavelmente. Assim, deve ser utilizado antes de ingressar com processos na justiça.

Apesar de eficiente e rápido, talvez provavelmente poucos ainda o conheçam.

Assim, com seu “Selo”, o órgão de defesa do consumidor poderá atrair um público maior de usuário para seu atendimento digital.

Identidade Empresa Verificada

Por ora, o “Selo” garante que a empresa possui cadastro ativo no Procon-SP.

Sobretudo, divulgá-lo não deixa de ser uma estratégia de fortalecimento da imagem da empresa perante os consumidores.

Decerto, essa divulgação atrairá mais usuários ao seu atendimento digital.

Por outro lado os consumidores já estão mais habituados a utilizarem o Reclame Aqui.

Além de possibilidade de reclamar e tentar uma solução com as empresas, o portal também oferece seu “selo”.

Diferente do Procon-SP, que apenas informa se tratar de uma empresa verificada, o Reclame Aqui traz uma nota de classificação de cada empresa.

Por fim, isso não invalidaria a utilização do canal digital do Procon-SP, pelo contrário.

Por tratar-se de uma canal oficial, a falta de solução por uma empresa para demanda confirmada, pode acarretar-lhe sanções que partem, no mínimo, da inclusão do caso no cadastro de reclamações fundamentadas.

Empresas reclamadas

A principal fonte de informações é o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

Por sua página, os interessados podem consultar e comparar desempenho das empresas que tiverem reclamações não atendidas nos órgãos oficiais de defesa dos consumidores pelo país.

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