Prisão daria a Trump uma vitória esmagadora nas eleições de 2024

MUSK TRUMP PRISÃO

O ex-presidente dos EUA previu que será detido na terça-feira sob a acusação de falsificação de registros comerciais.

Se o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, for preso na próxima semana, ele vencerá a eleição de 2024 com uma “vitória esmagadora”, previu o proprietário do Twitter, Elon Musk, no sábado. O bilionário estava respondendo a um clipe da Fox News discutindo a possibilidade de o ex-presidente ser “algemado” e processado pelo sistema judicial da cidade de Nova York. 

“Se isso acontecer, Trump será reeleito com uma vitória esmagadora”, tuitou Musk, uma resposta a uma previsão semelhante, embora menos enfática do advogado canadense @thevivafrei. 

A opinião de que esse cenário pode levar a ex-estrela de reality shows de volta à Casa Branca parece ser compartilhada pelo próprio Trump. Ele alertou seus seguidores sobre sua prisão iminente no Truth Social no sábado, instando-os a “protestar, retomar nossa nação!”. Ele afirmou ainda que a promotoria distrital de Manhattan está discutindo medidas para lidar com os protestos de apoiadores de Trump, caso ele seja preso.

Entretanto, o indiciamento previsto do ex-presidente, no que se espera serem acusações de violação de financiamento de campanha, seria o primeiro desse tipo na história dos Estados Unidos. Mesmo o ex-presidente Richard Nixon não foi processado depois que renunciou ao cargo após o escândalo Watergate.  

O advogado de Trump acusou o promotor Alvin Bragg, o promotor distrital de Manhattan, de ter “armado” o sistema jurídico, aproveitando uma acusação de contravenção que os promotores federais não consideraram digna de acusação em um crime. Se ele for considerado culpado antes de novembro de 2024, isso pode afastá-lo da Casa Branca. 

FBI na propriedade de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida

Quando o FBI organizou um ataque noturno à propriedade de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, no verão passado, o New York Times expressou preocupação de que as táticas pesadas da agência reanimou a base do ex-presidente, com a turbulência eleitoral resultante não apenas permitindo que os republicanos tomassem posse controle do Congresso, mas entregando a Trump a indicação de 2024 em uma bandeja de prata.

Embora os republicanos tenham retomado a Câmara dos Representantes, as eleições intermediárias ficaram aquém da derrota partidária esperada por muitos da direita, com o Senado permanecendo nas mãos dos democratas. Embora o índice de aprovação do atual presidente Joe Biden esteja perto de mínimos recordes, mesmo entre os de seu próprio partido, a maioria das pesquisas que o colocam contra Trump mostram Biden à frente por alguns pontos. No entanto, uma prisão poderia facilmente empurrar Trump para o topo, de acordo com Musk e muitos outros.

Deixe uma resposta