Preços do petróleo sobem em meio a cortes de produção

PREÇO PETRÓLEO

O aumento ocorre em meio a cortes de produção estendidos pela Arábia Saudita e Rússia.

As principais referências globais de petróleo atingiram seus preços mais altos desde meados de abril, depois que os membros da Opep + concordaram em prolongar as restrições de produção.

Os futuros do petróleo Brent se estabilizaram acima de US$ 86 o barril, enquanto o petróleo US West Texas Intermediate (WTI) está sendo negociado pouco abaixo de US$ 83 o barril.

A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, anunciou na quinta-feira que estava estendendo os cortes de produção por pelo menos mais um mês para apoiar os preços globais do petróleo. 

A produção para setembro ficará em torno de 9 milhões de barris diários (bpd), considerando o corte voluntário do reino de 1 milhão de bpd. 

Entretanto, Riad acrescentou que a medida pode ser estendida ou aprofundada.

Além disso, a Rússia anunciou planos para reduzir as exportações em 300.000 bpd, a partir de setembro. 

Contudo, o segundo maior exportador de petróleo do mundo havia prometido reduzir a produção em cerca de 500.000 bpd, ou quase 5% de sua produção, de março até o final deste ano.

A OPEP+, que compreende a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtores de petróleo aliados, incluindo a Rússia, concordou em outubro em cortar a produção em cerca de 2% da demanda mundial de novembro até o final de 2023, esforço para equilibrar o mercado.

Deixe uma resposta