A produção de petróleo e gás natural do pré-sal representou 74,11% da produção nacional.
Sendo assim, o pré-sal coloca o Brasil em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial.
O que é o pré-sal?
O pré-sal é um conjunto de rochas nas porções marinhas do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural.
Portanto, o pré-sal é composto por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial.
Sobretudo, a sua formação foi a partir de grandes lagos, onde foram depositados sedimentos que originaram as rochas geradoras, ricas em matéria orgânica.
A saber, essas rochas estão localizadas abaixo de camadas de sal, podendo atingir mais de 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar.
Sua extensão é de aproximadamente 800 Km por 200 Km de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.
Tecnologia própria
Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, foram desenvolvidos uma tecnologia própria e firmada parcerias com fornecedores,
universidades e centros de pesquisa.
Ainda mais, são utilizadas sondas de perfuração, plataformas
de produção, navios e submarinos com recursos que movimentam toda a cadeia da
indústria de energia.
Produção e demanda mundial
A produção total de petróleo e gás no mês de setembro de 2022 totalizou 4,048 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia), sendo 3,148 MMbbl/d (milhões de barris diários) de petróleo e 143,07 MMm3/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural.
Essa foi a segunda vez que a produção total ultrapassou a barreira dos 4 MMboe/d, a primeira havia sido em janeiro de 2020.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) essa foi a segunda vez que a produção total ultrapassou a barreira dos 4 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia), a primeira havia sido em janeiro de 2020.
Como resultado, a produção no Pré-sal alcançou 3 MMboe/d e representou 74,11% do total nacional.
Pois o campo de Tupi produziu 887,71 Mbbl/d e foi o que apresentou maior produção.
Sendo a instalação de maior produção o FPSO Carioca com 196,74 mil boe/d com apenas 4 poços produtores e o poço 7-ATP-6-RJS foi o maior produtor com 65 mil boe/d.
Colaboração gov.br