Pneumonia misteriosa em crianças chinesas desperta temores
Um surto misterioso de pneumonia está ocorrendo nas escolas da China, deixando muitas crianças hospitalizadas.
Hospitais em Pequim e Liaoning estão lidando com inúmeras crianças doentes, e algumas escolas estão considerando suspender as aulas devido à situação.
Anteriormente, em 13 de novembro de 2023, a Comissão Nacional de Saúde da China já havia informado sobre um aumento na incidência de doenças respiratórias, afetando principalmente crianças.
As autoridades chinesas atribuíram este aumento ao levantamento das restrições da COVID-19 e à chegada da estação fria, e devido à circulação de patógenos conhecidos, como gripe, Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório (RSV) e síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2).
Sabe-se que a pneumonia por micoplasma e o VSR afetam mais as crianças do que os adultos.
Em 22 de novembro de 2023, a OMS identificou relatórios dos meios de comunicação social e do ProMED sobre grupos de pneumonia não diagnosticada em hospitais infantis em Pequim, Liaoning e outros locais na China.
Entretanto, através do mecanismo do Regulamento Sanitário Internacional, a OMS fez um pedido oficial à China para fornecer informações epidemiológicas e clínicas.
As autoridades chinesas informaram que, desde meados de outubro, foi implementada uma vigilância reforçada em regime de ambulatório e internamento para doenças respiratórias que abrangem um amplo espectro de vírus e bactérias, incluindo, pela primeira vez, o Mycoplasma pneumoniae.