PM afirma haver financiamento do PCC em campanha eleitoral
O coronel Pedro Luís de Souza Lopes, chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo(PMSP), afirmou que a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas eleições é “muito maior do que imaginava”. Ele disse haver “vários municípios com indícios palpáveis de alguma movimentação importante do tráfico participando como financiador de campanha eleitoral”.
Lopes informou que o alto comando da polícia já se reuniu com representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para tratar do assunto. Segundo ele, “a operação eleitoral do PCC já está acontecendo, em todo o Estado”.
O coronel afirmou que o PCC está buscando mais alternativas para a lavagem de dinheiro, incluindo o uso de criptomoedas e fintechs. Ele citou uma investigação sobre a possível infiltração do PCC em empresas que operam linhas de ônibus públicos na capital.
Lopes destacou haver uma “preocupação não só no dia das eleições”, e que as forças de segurança têm recebido “bastante material” sobre a atuação do PCC no processo eleitoral.