quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Parlamento da Rússia aprova aumento de 30% do gasto militar

por Maria Gabriela Portugal
0 comentários 6 vistas
MÍSSIL RÚSSIA EUA

A Câmara Alta do Parlamento da Rússia aprovou o projeto de lei orçamentária de 2025–2027, que inclui um aumento de 30% nos gastos militares para o próximo ano, refletindo a crescente tensão entre Moscou e os países ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.

O orçamento de 2025 destina quase 13,5 trilhões de rublos (126 bilhões de dólares), representando mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB), com ao menos 40% do total alocado para defesa e segurança nacional. Em comparação, os gastos militares em 2024 já haviam aumentado quase 70%, correspondendo a 8,7% do PIB.

Desde 2022, o Kremlin tem reorientado sua economia para apoiar o esforço bélico, desenvolvendo um complexo militar-industrial que emprega centenas de milhares de pessoas, uma estratégia que também contribuiu para a inflação no país. O projeto agora aguarda a promulgação pelo presidente Vladimir Putin.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais

Adblock Detectado

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.