Onda de calor e incêndios florestais assolam a Europa

Onda de calor e incêndios florestais assolam a Europa.

O calor extremo afeta a Europa devido a uma grande massa de ar quente que atravessou o Mediterrâneo vinda do Norte da África. Em Espanha, nove municípios estão sob avisos laranja devido às altas temperaturas, conforme a agência meteorológica espanhola. A região mais quente deverá ser a Andaluzia, onde a temperatura poderá chegar aos 42 graus Celsius.

Além disso, a Romênia também está sofrendo com uma onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 40 graus na segunda metade da semana. As elevadas temperaturas também estão preocupando a França, que atualmente recebe os Jogos Olímpicos de Paris.

Outra consequência deste fenômeno climático são os incêndios florestais, que estão alastrados em países como Grécia, Albânia, Macedônia do Norte e Croácia. Existem ordens de evacuação em várias regiões gregas. Na Albânia e na Macedônia do Norte, os incêndios estão ameaçando diversas áreas residenciais.

Além do calor extremo, a massa de ar quente do Norte da África também trouxe poeiras do deserto, e Portugal está sendo afetado. A Direção-Geral da Saúde já emitiu um alerta devido à má qualidade do ar e recomendou à população em geral evitar esforços prolongados e limitar a atividade física ao ar livre.

Compartilhe:

Deixe uma resposta