OMS não consegue um acordo sobre tratado pandêmico global

OMS não consegue um acordo sobre tratado pandêmico global, mesmo após esforços durante os últimos 3 anos.

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), expressou confiança de que os países chegarão a um acordo sobre um tratado pandêmico, mesmo após não terem conseguido produzir um acordo na semana passada.

Embora os negociadores tenham falhado em produzir um rascunho de acordo para aprovação formal pela assembleia nesta semana, o processo continua em andamento para uma atualização das regras de saúde existentes sobre surtos, incluindo um novo sistema de alerta em camadas, após críticas de que a OMS foi muito lenta em declarar uma emergência de COVID.

Protestos contra o tratado pandêmico global

Todavia, os oficiais de saúde expressaram frustração com as negociações e críticas crescentes de comentaristas por todas as redes sociais. Um caminhão com um cartaz escrito “NÃO ao Tratado Pandêmico. PARE o Abuso de Poder da ONU” foi visto perto da sede das Nações Unidas em Genebra, onde as negociações estão ocorrendo.

Em dezembro de 2021, a Assembleia Mundial da Saúde decidiu estabelecer o Corpo Intergovernamental de Negociação (INB) para elaborar e negociar uma convenção, acordo ou outro instrumento internacional da OMS sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias. Contudo, o processo envolveu a participação de outros órgãos do sistema das Nações Unidas, atores não estatais, outras partes interessadas e a sociedade civil.

Compartilhe:

Deixe uma resposta