O Grupo de Puebla irá se reunir para discutir uma nova agenda progressista para a região.
Fundação do Grupo de Puebla
O Grupo de Puebla foi fundado em 2019, e em seus fundadores estão Dilma Roussef e Lula da Silva.
Nesta organização que conta com países da América Latina e Caribe e Espanha e Portugal, que fazem parte 60 líderes progressistas de 17 países.
O grupo é tido como ligado ao Foro de São Paulo, e isso por reunir muitos de seus membros históricos.
Reunião do Grupo
A reunião ocorrerá na Colômbia, no dia 10 de novembro, e contará com a presença de mais de 100 líderes progressistas da ibero-america.
Além disso, entre eles estarão Dilma Roussef e ex-presidente da Bolívia Evo Morales, ambos membros do Foro de São Paulo.
Segundo nota oficial do Grupo de Puebla, os presidentes Luis Arce da Bolívia e Alberto Fernandez participarão virtualmente da abertura do evento e a participação de Lula da Silva ainda seria confirmado.
Sendo que a publicação foi feita dia 29 de outubro, um dia antes das eleições do Brasil.
Ideologia
Para explicar, aqui é citado um trecho do comunicado do site do Grupo de Puebla:
“A região unida pela mudança será o nome deste oitavo encontro, e é o caminho que o Grupo Popular traça para a integração da Ibero-América após as vitórias progressivas no México, Argentina, Bolívia, Honduras, Peru, Colômbia, Chile, e que também deve se consolidar neste domingo no Brasil.”
Uma vez que, mais um dos laços entre o grupo de Puebla e o próximo governo de Lula da Silva, é Aloisio Mercadante que irá trabalhar junto com Alckmin na transição do governo.
Entretanto, Aloisio é coordenador tanto do Grupo de Puebla quanto do programa de governo de Lula da Silva.