O CEO da Tesla criticou a parceria da Microsoft com a OpenAI, empresa que ajudou a fundar em 2015.
Elon Musk criticou o colega bilionário Bill Gates por sua compreensão “limitada” da inteligência artificial (IA), sugerindo que ele tem uma compreensão ruim da tecnologia emergente. Musk estava respondendo a um comentário do fundador da Microsoft de que ele está envolvido no campo da IA há anos.
Musk disparou contra Gates em uma postagem nas redes sociais na segunda-feira, depois que outro usuário compartilhou um artigo recente escrito pelo magnata da Microsoft, no qual afirma ter realizado várias reuniões com a equipe da OpenAI, empresa de tecnologia cofundada por Musk, a partir de 2016.
“Lembro-me das primeiras reuniões com Gates. Sua compreensão da IA era limitada. Ainda é”, disse Musk.
Entretanto, o artigo de Gates publicado na semana passada declarou que “a era da IA começou” e passou a descrever seu trabalho com a OpenAI, incluindo um “desafio” que ele deu à empresa para desenvolver uma IA capaz de passar em um exame de biologia do ensino médio.
Achei que o desafio iria mantê-los ocupados por dois ou três anos. Eles terminaram em apenas alguns meses”, disse Gates sobre a OpenAI, desenvolvedora do popular programa ChatGPT.
Musk já fez parte do conselho da OpenAI
Musk deixou o conselho de administração da OpenAI em 2018 e, desde então, passou a criticar a empresa, dizendo que, embora tenha sido fundada como um empreendimento sem fins lucrativos de código aberto, agora se tornou uma “empresa de lucro máximo de código fechado efetivamente controlada pela Microsoft.”
O investimento inicial de US$ 1 bilhão na OpenAI por Musk e outros entusiastas foi igualado pela Microsoft em 2019, com a empresa revelando posteriormente planos para um investimento “plurianual e multibilionário” na empresa de tecnologia, que desde então integrou sua IA à Microsoft e motor de busca Bing de sua propriedade.
Rivalidades já vem de algum tempo
O tweet de segunda-feira não é o primeiro sinal de rivalidade entre os dois empresários bilionários, que já discutiram devido à pandemia de Covid-19 em 2020. Depois que Gates disse que optou por comprar um Porsche em vez de um Tesla no mesmo ano.