Moscou ganha nova estação de metrô futurista

Moscou metrô

A parada Pykhtino presta homenagem à rica história da aviação russa.

As autoridades de Moscou inauguraram uma nova estação de metrô na parte sudeste da capital, com um design elegante e modernista que celebra as conquistas da Rússia na indústria de construção aeronáutica ao longo das décadas.

Estilos arquitetônicos e história

Na quarta-feira, como parte da nova etapa da expansão do Metrô de Moscou, conhecido por seus estilos arquitetônicos versáteis, vibrantes e grandiosos, que vão do realismo socialista da era soviética ao Art Déco, o prefeito Sergey Sobyanin inaugurou duas novas estações, Pykhtino e Aeroport Vnukovo.

O design elegante da estação Pykhtino destaca a rica história da aviação russa e está localizada perto de várias ruas com nomes de aviadores famosos. 

Uma das paredes da estação é adornada com aeronaves que variam em ordem cronológica, desde o enorme biplano Tupolev ANT-3, que fez seu voo inaugural em 1925, até o bombardeiro estratégico supersônico Tupolev Tu-160.

Conforme o tema geral, o teto é decorado com cilindros em forma de turbina com iluminação LED, com um modelo do avião de passageiros Tu-144 da era soviética pendurado acima da escada rolante. O piso é em granito cinza prateado e preto. 

Construção sustentável e qualidade de vida

O restante da estação é feito de alumínio, material amplamente utilizado na fabricação de aviões.

A vizinha estação Aeroport Vnukovo, integrada ao aeroporto de mesmo nome, ecoa o tema da aviação, mas com maior foco na construção de aeronaves civis. As paredes são decoradas com retratos de projetistas de aeronaves russos.

Segundo as autoridades, as duas novas estações irão melhorar os serviços de transporte para cerca de 350 mil pessoas e permitir-lhes poupar até uma hora de viagem por dia. 

Metrô até o Aeroporto alivia congestionamento

A nova infraestrutura permitirá que os passageiros cheguem ao Aeroporto Internacional de Vnukovo com muito mais rapidez e também aliviará o congestionamento em várias rodovias da capital.

Espera-se que um total de 14 estações sejam concluídas e abertas ao público em 2023, dizem as autoridades municipais. 

Além de Pykhtino e do Aeroport Vnukovo, Sobyanin inaugurou na quinta-feira mais três estações de metrô na zona norte da capital.

Fonte: RT

Deixe uma resposta