Medvedev: Ordem Mundial Ocidental está prestes a colapsar. A chamada ordem baseada em regras imposta pelos EUA e seus aliados no cenário global é uma estrutura instável, que está prestes a desmoronar, disse o ex-presidente russo Dmitry Medvedev em uma entrevista exclusiva à RT.
Criar crises como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia em vários lugares é como os EUA estão tentando governar o mundo, disse Medvedev, que agora atua como vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, à emissora no sábado.
“Então, quanto mais crises eles criam, melhor, eles acham, é a situação para a América… Ela ganha dinheiro com armas, suprimentos e alocando dinheiro para sua indústria de defesa”, ele disse.
“Os americanos estão conseguindo o que querem ao preço de mais sangue e baixas. É por isso que os americanos estão se engajando em alimentar a guerra. Mas esse sistema está chegando ao fim”, alertou o ex-presidente.
As autoridades em Washington “sentem que o mundo está caindo sob seus pés e estão resistindo de todas as maneiras possíveis”, disse ele.
EUA e BRICS
É por isso que os americanos veem os BRICS e outros sindicatos que estão sendo criados ao redor do mundo, nos quais os EUA não têm voz, como “hostis”, explicou Medvedev.
Washington e seus aliados acusam os membros desses grupos de “violar a ordem baseada em regras”, mas, ao mesmo tempo, não conseguem explicar o que é essa ordem”, disse ele.
“Selecionei cuidadosamente o texto legal e o estudei: é incompreensível. Não está claro qual é a ordem e quem a aprovou. É realmente apenas uma ideia dos EUA e seus aliados, enquanto a maioria na OTAN, de como melhor fazer negócios no mundo”, enfatizou o ex-presidente.
De acordo com Medvedev, a ordem baseada em regras é, na verdade, o que o Ocidente acredita “ser certo”, acrescentando que “uma vez que você está fora dessa ordem, você é um perpetrador”.
O mundo unipolar que os EUA estão tentando preservar é “sempre propenso à guerra e, infelizmente, resulta em conflitos”, ele disse. Enquanto isso, o sistema multipolar que a Rússia e outros membros do BRICS estão trabalhando para construir “implica fazer uma conexão entre diferentes polos” e criar “um mundo em equilíbrio [que] é sempre relativamente estável”, ele explicou.
Fonte: RT