Kremlin: Ameaça de “bomba suja” ucraniana é real
Há um perigo iminente de que a Ucrânia use uma “bomba suja” durante seu conflito com Moscou, informou o Kremlin.
A declaração veio depois que o Ministério da Defesa russo afirmou que Kiev queria recorrer a armas de destruição em massa para incriminar a Rússia.
“Bomba suja”
A chamada “bomba suja” é geralmente entendida como uma munição convencional contendo material radioativo.
Alerta mundial
O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, alertou seus colegas britânicos, franceses e turcos no domingo sobre “uma potencial provocação ucraniana” envolvendo uma bomba suja. Ele também falou por telefone com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.
Em seguida, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse na segunda-feira que as alegações de Moscou “não são palavras vazias”. Ele afirmou que os relatórios sobre uma arma radioativa foram verificados, e a Rússia apresentará suas preocupações à ONU.
Lembrando, que a Ucrânia tem três usinas nucleares operacionais, mas nenhuma arma atômica ou programas para adquiri-las.
Sobretudo, Zelensky rejeitou as alegações de Moscou e acusou a Rússia de ameaçar o mundo com armas nucleares.
No início de setembro, uma equipe internacional de especialistas visitou a Usina Nuclear de Zaporozhye, a maior da Europa, que fica na linha de frente entre as forças russas e ucranianas.
O secretário de Estado dos EUA, descartou as alegações da Rússia de que a Ucrânia está se preparando para usar uma bomba suja como falsas.