Irã promete vingança pelo assassinato do líder do Hamas

Irã promete vingança pelo assassinato do líder do Hamas em Teerã causada por Israel. O Irã vê ataque como escalada grave.

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, emitiu um aviso severo a Israel após o assassinato de Ismail Haniyeh, chefe político do Hamas, em um ataque de mísseis em Teerã no dia 31 de julho de 2024. Khamenei prometeu “tomar vingança” e aplicar “punição severa” a Israel por este ato.

Irã condena o ataque

Além disso, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian também condenou o ataque à residência de Haniyeh em Teerã. Ele jurou defender a integridade territorial, a honra e a dignidade do Irã, e fazer “os ocupantes terroristas se arrependerem de sua ação covarde”.

IRGC ameaça retaliação

Além disso, o Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC) ameaçou Israel com uma “resposta dura e dolorosa” do Irã e seus aliados. O IRGC declarou que o assassinato de Haniyeh mostrou que a “gangue sionista de criminosos, assassinos e terroristas” está disposta a cometer “qualquer ação criminosa” para encobrir seus fracassos no conflito em curso com Gaza.

Ameaças anteriores de Israel

Antes deste incidente, Israel havia ameaçado repetidamente eliminar altos funcionários do Hamas devido ao ataque do grupo a Israel em outubro de 2023, que resultou em muitas vítimas e reféns. Haniyeh, que estava baseado no Catar, havia atuado como porta-voz diplomático do Hamas.

Tensões em escalada

No geral, a liderança superior do Irã respondeu com uma posição forte e inflexível, prometendo severa retaliação contra Israel pelo assassinato do alto líder do Hamas em território iraniano. Como resultado, este incidente provavelmente intensificará ainda mais as tensões entre o Irã e Israel na região.

Compartilhe:

Deixe uma resposta