Irã envia drones em ataque a Israel

Irã possui vários drones a caminho de Israel, em um ataque aéreo sem precedentes.

O exército israelita afirma que o Irã lançou vários drones contra o território israelita, quase duas semanas após um ataque israelita ao consulado iraniano na Síria. Os militares dizem que os drones levarão horas para chegar. A previsão é que isso ocorre hoje, por volta das 21:00 no horário de Brasília.

O Gabinete de Mídia de Gaza afirma que houve 19 mortos e mais de 200 feridos em seis grandes ataques do exército israelense no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza, nas últimas 24 horas.

A tensão também toma conta de países vizinhos. A Jordânia, país vizinho de Israel, anunciou o fechamento de seu espaço aéreo. Isso implica em uma possível violação dessa restrição por Irã, uma vez que seus drones cruzarão possivelmente a Jordânia para atingir Israel.

Porta-voz da IDF, RAdm. Daniel Hagari sobre o atual ataque do Irã:

“Juntamente com os nossos parceiros, as FDI estão operando com força total para defender o Estado de Israel – e o povo de Israel. Esta é uma missão que estamos determinados e prontos a cumprir.”

Se um país desrespeitar o fechamento do espaço aéreo de outro país, as consequências podem ser significativas. O país afetado geralmente emite uma reprimenda diplomática, exigindo explicações e um pedido de desculpas. Além disso, ele pode retaliar fechando seu próprio espaço aéreo para as aeronaves do país infrator, o que prejudicaria as relações comerciais e turísticas. Em casos graves, o país afetado pode buscar medidas legais, apresentando uma queixa em fóruns internacionais ou recorrer a ações militares, como a interceptação de aeronaves invasoras. A violação do espaço aéreo também pode resultar em danos à reputação internacional do país infrator, levando a isolamento diplomático e possíveis sanções econômicas. No entanto, as ações específicas tomadas dependerão do contexto e da gravidade da violação.

Iêmen entra no conflito

Não apenas o Irã, drones do Iêmen, outro país do oriente médio, também teria lançado drones que estariam em rumo a Israel.

Deixe uma resposta